top of page
Buscar

Dólar atinge o segundo maior valor histórico

  • Foto do escritor: alisson silva
    alisson silva
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

O dólar comercial subiu 1,53% nesta sexta-feira (1º), fechando em R$ 5,8698 — o maior nível desde 13 de maio de 2020 e o segundo mais alto já registrado em valores nominais, conforme dados do Valor Data. Na semana, a moeda acumulou alta de 2,9%. Já o dólar turismo avançou 1,37%, atingindo R$ 6,088.

O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, recuou 1,22%, encerrando o dia com 128.123 pontos.

A recente valorização do dólar reflete as incertezas dos investidores internacionais sobre uma possível vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. No Brasil, a demora do governo federal em apresentar as aguardadas medidas de corte de gastos também aumenta as preocupações do mercado.

O que aconteceu

Nesta sexta-feira (1º), o dólar teve uma alta global, estendendo um movimento que já dura mais de uma semana. A moeda americana se valorizou frente a 31 das 33 moedas mais líquidas de uma cesta acompanhada pelo Valor Data, sendo o real a que apresentou o pior desempenho entre elas.

A expectativa de uma possível vitória de Donald Trump nas eleições americanas impulsiona o dólar, pois o republicano deve adotar medidas econômicas com potencial inflacionário, como a restrição de importações. Essa previsão de preços mais altos leva investidores internacionais a apostarem em uma possível elevação dos juros nos EUA no próximo ano, aumentando a demanda por ativos em dólar. No Brasil, a incerteza em relação à situação fiscal também pressiona o real para baixo. A notícia de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará na Europa de segunda-feira (4) até sábado (9) foi mal recebida pelo mercado. Esperava-se que, logo após as eleições municipais, fosse anunciado um pacote de corte de gastos, o que ainda não ocorreu. Com a ausência do ministro na próxima semana, as decisões sobre o ajuste fiscal devem ser adiadas por pelo menos mais dez dias, aumentando a apreensão dos investidores.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page